terça-feira, 26 de novembro de 2013

Palestra - Doutor Acácio S. Almeida Santos

           "Não existe racismo cordial, todo racismo é uma agressão à dignidade humana"
          
          Assim o Professor Doutor Acácio S. Almeida Santos, define o racismo em seu prefácio escrito especialmente para o livro "Rosa Parks, não à discriminação racial".

         "Acácio S. Almeida Santos, possui graduação (1990) e mestrado (1996) em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo(PUC/SP), doutorado (2004) em Sociologia pela Universidade de São Paulo (USP/SP) e Pós-doutorado (2006-2007) pela Faculdade de Saúde Pública / USP. 
      Atualmente é professor do Departamento de Antropologia da PUC/SP; professor no curso de Relações Internacionais da FACAMP - Faculdades de Campinas; Presidente do Conselho Deliberativo da Casa das Áfricas (www.casadasafricas.org.br); membro fundador do SSIM - Southern Spaces in Mouvement; membro do grupo de antropologia da comunicação da Université Félix Houphouët-Boigny (CôteIvoire).
     Tem experiência nas áreas de Antropologia, Sociologia, Relações Internacionais e História; atuando principalmente nos seguintes temas: África, Etnologia das Sociedades Africanas, História da África, História da Costa do Marfim, Relações Internacionais, Migração, Saúde, HIV/AIDS e Direito Costumeiro. Desde 1999 desenvolve trabalho de campo na Costa do Marfim (África do Oeste)". Fonte: Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/6457075491873064.

       A Escola Estadual Francisco Cristiano Lima de Freitas, pode contar com a presença ilustre do Professor Acácio S. Almeida Santos em palestra realizada no dia 22 de novembro de 2013 para o Projeto Talentafro. 
Professor Acácio ministra a palestra
na E.E. Francisco Cristiano Lima de Freitas
     A palestra, ministrada pelo próprio professor, direcionada aos alunos do 9º ano, trouxe importantes questões sobre o Continente Africano e o preconceito racial, na qual ele conta como conheceu Nimrod, autor do livro "Rosa Parks, não à discriminação racial" e o convite que recebeu para escrever o prefácio da obra.
          De uma forma leve e descontraída o professor conta suas experiências relacionadas a história da África, do negro e o racismo.
         Suas palavras, levou alunos e professores a refletirem criticamente sobre o racismo e suas graves consequências para a sociedade.
       O evento contou com a exposição de trabalhos realizados pelos alunos: réplicas do "Ônibus de Rosa Parks e do Navio Negreiro, Máscaras Africanas, Bandeiras e Cartões Postais dos Países da África".  
 
Aluno Daniel do 9º ano participa
da roda de conversa
 A roda de conversa realizada no decorrer  da palestra proporcionou aos alunos, esclarecer dúvidas importantes sobre a história da Africa, do negro e o racismo, por meio de perguntas direcionadas ao professor como: "Quando surgiu o interesse em estudar sobre a África? Quem o incentivou a se interessar pelo assunto sobre o racismo? Entre outras questões abordadas.
    Alunos e professores homenagearam o Professor, presenteando-o com atividades desenvolvidas. A aluna Rebeca do 8º ano recitou um poema adaptado de Castro Alves.
Professora Vanessa recebe o livro.
            A biblioteca da escola recebeu do Professor  Acácio um belo presente, o livro "Homens da África", autoria de Ahmadou Kourouma.
          Um dia para ser lembrado e jamais esquecido, em nossos pensamentos fica gravado uma das palavras emocionantes do Professor Acácio  "É preciso vencer a última fronteira do ódio: o racismo". 
          

Vejas as fotos.

1- Alunos preparam o palco para o evento


   

2- Exposição dos trabalhos realizados pelos alunos do 8º, 9º ano e Ensino Médio

Cartões Postais
Máscaras Africanas
Navio Negreiro





O Ônibus de Rosa Parks

 3- A palestra

Coordenadora Pedagógica Ana Maria
Professora Vanessa

Professoras Ana Maria e Vanessa realizam a abertura do evento

Professor Acácio inicia a palestra





4- Roda de Conversa

Aluna Jéssica 9º, participa da
roda de conversa
Aluno Guilherme 9º ano, participa
da roda de conversa

Após a palestra, alunos conversam com o Professor Acácio







4- Alunos e professores homenageiam o Professor Acácio















5- Professores e o Projeto Talentafro




segunda-feira, 25 de novembro de 2013

100 números para sonhar um mundo diferente

O Projeto Talentafro, contou com a leitura de mais um livro “100 números para sonhar um mundo diferente”, autoria de Elen Riot, tradução de Marcos Bagno.




A partir da leitura, os professores das disciplinas de História, Ciências e Matemática, discutiram com os alunos dados estatísticos sobre a situação do negro no Brasil, os temas abordados foram: educação, pobreza, religião, entre outros.

Aluno Wesley, Professora de Ciências Kely
Alunas Luanny e Sabrina
Os trabalhos desenvolvidos por meio de fotos, figuras e gráficos foram expostos na semana do Talentafro.


Professoras de Matemática
            Telma e Nalma
       Das atividades realizadas, será criado um livro que ficará disponível na biblioteca da escola.


Atividades realizadas pelos alunos do 9º ano.