quarta-feira, 13 de novembro de 2013

Discutindo o Preconceito Racial

A leitura do livro “Rosa Parks não à discriminação racial”, trouxe para a sala de aula importantes discussões sobre o preconceito.
Estudo sobre o livro
                  "Rosa Parks, não à discriminação racial"
Compreender que o racismo é uma ideia pré-concebida referente a uma etnia, raça ou a um grupo em particular, foram assuntos que os alunos levantaram trazendo importantes questionamentos.
Uma das propostas era “se colocar no lugar do outro”, perguntas como:
“O que você faria se sofresse preconceito racial?” Como reagiria?”


A aluna Fernanda Torrente disse o seguinte:
“Perguntaria qual o motivo de tanta discriminação, o que eu fiz para passar por isso.”

A aluna Emilly disse:
“Ficaria constrangida”

Aluna Emilly
Aluna Fernanda












           Ao vivenciarem de forma hipotética situações de preconceitos, os alunos puderam compreender que o racismo é um grave problema. Problema este que precisa ser combatido.

A história da corajosa e determinada Rosa Parks e do Pastor Americano Martin Luther King Jr., mostrou aos alunos que é preciso lutar pacificamente dizendo NÃO a toda e qualquer forma de racismo.

Vídeo sobre o racismo
Alunos assistem o vídeo
              sobre racismo


Alunos assistem o vídeo do Professor Dr. Acácio

13 comentários:

  1. O vídeo me ajudou a ter uma visão diferente sobre a Africa. A maioria das pessoas pensam que na África só existe miséria e fome, porque cresceram ouvindo isso. Como o próprio doutor Acácio já diz, todos pensam que a África é um lugar que sempre precisa ser ajudado e que não tem nada para oferecer, o que é uma grande mentira, pois o continente Africano tem muito mais a nos oferecer do que imaginamos.
    O povo africano passou tanto tempo ouvindo que eram uma raça inferior, que acabaram acreditando, e por isso se sentem inferiores. Precisamos parar de classificar as pessoas pela cor de sua pele. Todos temos direitos iguais.
    Bárbara Amaro Andrade, 8ª C.

    ResponderExcluir
  2. Aquele vídeo era para ser passado em muitos lugares para mostra para muitas pessoa o que e realmente a Africa, que não e só uma pais que só tem pessoas negras ou coisas feias como fome, miseria, sem moradia, ou até sem empregos. Mais sim um lugar bonito e com muitas coisas lindas que muitas gente não conhece. O problema e que a midia só mostra as coisas ruim da Africa em vez de mostra outra coisas. Então esse vídeo me ensinou muitas coisas que eu não sabia e que me mostrou o outro lado da Africa.

    ResponderExcluir
  3. Vendo o video,percebi que o doutor quer mostrar para nòs que a África não é só a pobresa, ela tambem tem suas belezas como as paisagens mas nem isso tambem e sim o desenvolvimento que está acontecendo.Muitas pessoas ve em a África como um pais que nao tem desenvolvimento um pais pobre onda tem miseria, e é isso que ele quer mostrar para nós brasileiros no começo do video ele fala que nós brasileiros precisamos voltar mais para a África mas não pensando coisas ruins e sim coisas boas como o desenvolvimento exelente que ela tem. Fabiana Luciene dos Santos /Série 8E

    ResponderExcluir
  4. vendo o vdeo , percebi que quando o doutor acácio monstra que a africa e um pais muito pobre e não muito desenvolvido mais ele tambem fala que quando fala sobre a africa todos pensam na pobreza e a fome e sobre os negros.
    quando o doutor fala que um reporte se fica 1 semana ele escreve um livro se ficar 6 meses escrever um artigo e se ficar 1 ano não escreve nada,nesta frase deu para perceber que se uma pessoa ficar muito tempo na africa a pessoas percebe que não é tudo aquelas coisas de pobreza,fome e etc...Mas a pessoa percebe que se conhecer a africa melhor não vai ser tudo aquelas coisas que o povo diz.
    Jeferson Noberto Justino-8ºD

    ResponderExcluir
  5. A África sempre foi um lugar para ser ajudado, para ser desenvolvido, a qual nós brasileiros podemos colaboras. Quanto mais você conhece a África, mais você se aprofunda na história e na cultura dela, e só assim percebe que realmente a crise precisa acabar com o preconceito. É necessário ter esforço e nunca desistir de acabar com as segregação que existe lá. O grande desafio é acabar com a fome, fazer que todos sejam ajudados, e a serem olhados não só como coitados, mais como vencedores, batalhadores que lutam pelos direitos iguais, sem discriminação. Nossas mentes são manipuladas pelos canais de televisão, se eu perguntar agora para uma pessoa sobre o que ela pensa sobre a África ela dirá: 'Fome, miséria', isto porque elas não conhecem realmente como é lá. A África não é só tristeza, ela é como qualquer outro país, que sofrem crises, mas também tem o lado bom, como as paisagens lindas que tem lá. Nos somos manipulados pela mídia, isso pode se afirmar pois a África só é notícia quando há algo errado, quando há problemas. Acácio quer que a África não seja só noticiada quando há coisas ruins, mas também quando há algo bom. A cor não define capacidade de uma pessoa, negro não é coitado, e a África não é só pobreza!

    Gabriel Vitor Gomes Vilar | Nº 17 | Série: 8ªE

    ResponderExcluir
  6. Através do filme nos podemos perceber que a Africa, é um lugar que precisa de ser ajudado e proporcionado, ela vive em uma eterna crise e tem um sofrimento de derrota e sofre com a fome. O Dr.Acácio também fala isso no filme, ele também cita a questão de quando nos falamos á questão da ''Africa'' as pessoas pensam na fome, pobreza, destruição, e é isso o que as pessoas acreditam.
    A missão civilizada tornou-se um centro de ajuda, eles querem reconstruir esta história.
    Nós precisamos ajudar a Africa e atingir o seu objetivo.
    O brasil precisa se voltar mais a Africa e dialogar mais sobre esse assunto.
    E a visão que o filme nos passa é que eles são tratados como se eles vivessem no passado.
    Bianca dos Santos Oliveira 8°C N°04

    ResponderExcluir
  7. O vídeo deveria ser assistido por todas as pessoas que acreditam que a África é um país de miséria, fome e sem desenvolvimento. Aliás, quase todas as pessoas que não conhecem a África ou não são africanas, pensam isso, pois é isso que escutamos desde pequenos: a África é um lugar onde negros passam fome e tem uma vida precária. E é isso que a mídia nos mostra, apenas os lugares destruídos, pessoas com fome e doença, só mostra a crise que o país vive. Todos os países passam por crises, todos os países têm pessoas com uma situação de vida ruim, todos precisam de ajudas e de desenvolvimento, não é só a África.
    Ao pensarmos sobre esse país lembramos de negros, pessoas pobres, e de tanto criticar esse povo eles acabaram se acostumando com a discriminação e não lutam por respeito e direitos iguais, direitos que todos temos que ter independente de cor, raça, situação social, nacionalidade e crença.
    Quanto menos você conhece a África mais complexa ela se torna. A África tem lados bons e ruins como qualquer outro país.
    Cor da pele ou nacionalidade não define ninguém. Todos somos seres humanos o que falta é o respeito e ajudar uns aos outros para futuramente não haver crise ou discriminação.
    Vanessa Barbosa Pereira 8ªC

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  9. O vídeo me ajudou a ver a áfrica de outro lado, não apenas o lado ruim que é a pobreza, miséria e a fome, mas sim o lado bom que é a fauna, pontos turísticos e lugares lindos.
    Foi isso que o Dr. Acácio quis mostrar que a áfrica não e um lugar inferior, todos pensam que a áfrica precisa ser ajudada, mas isso não e verdade a áfrica tem muito a nos oferecer.
    Como os africanos passaram muito tempo ouvindo que eles eram inferiores que acabaram se sentindo derrotado isso não e verdade eles são iguais a nós não a nenhuma diferença.
    Concluindo a áfrica não e diferente dos outros países, mas devemos deixar de mostrar a áfrica como um lugar ruim e vela como um lugar bom como qualquer outro.
    Daniel junior 8° h

    ResponderExcluir
  10. Através do video do dr. Acácio Almeida ,onde ele nos fala um pouco sobre a Africa que precisa de ajuda econômica. O Brasil precisa se voltar mais para a Africa.
    Achei muito interessante quando ele cita: ''quem passa uma semana na Africa escreve um livro, quem passa seis meses escreve um artigo e quem passa um ano não escreve nada''.Se referindo ao fato de a primeira coisa que nos vem a mente quando se fala de Africa e/ou de afrodescendente, é a ideia de pobreza. Mas devemos levar em conta que lá como em todos os outros lugares tem suas riquezas.
    A partir deste video comecei a ver a africa com outros olhos, de uma perceptiva diferente.
    Isabella Silva Miranda 8ªD

    ResponderExcluir
  11. O vídeo que assisti na aula de Português ajudou a colocar muitos pingos nos ‘is’ , acho que com o vídeo podemos ver ,alem das câmeras,alem da mídia ,sobre o que realmente pode ser a África, África que antes pensávamos em miséria ,fome, desemprego e muitos fatos ruins , que eu realmente achava que talvez fosse verdade ,mas quando na verdade a África é assim como qualquer país ,um país q tem muita desigualdade ,mas que tem suas belezas naturais e urbanas . E no vídeo mostra tudo isso que às vezes, temos preconceito com algo que nem temos tanto conhecimento, mas já generalizamos tudo, e achamos que tudo que há lá é desgraça , mas alem de tudo o vídeo mostra que devemos ver os lados das coisas e Acácio ,diz isso ,citando várias coisas que pensamos . Estamos tão acostumados a ver a África como um país pobre ,miserável que esquecemos dele as vezes.
    Acácio ,fala muitas coisas que nos fazem refletir , que nós as vezes ficamos bestas com a manipulação da mídia nas nossas vidas.
    Jessica Cristini 8ªH

    ResponderExcluir
  12. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  13. O vídeo nos mostra que varias coisas que aprendemos sobre a Africa estão erradas. Desde pequeno as únicas coisas que eu aprendi sobre ela era que a Africa não é um lugar bom para se viver, é um lugar pobre e sem nada de beleza. Mas isso é oque a mídia mostra para nós, em 2010 vimos um país alegre e desenvolvido, a Copa do Mundo na Africa do Sul nos mostrou que um país considerado pequeno pode ter recursos para um evento grande como esse.
    Também podemos ver muita beleza na Africa, mas precisamos vivenciar a cultura deles passar por essas áreas e não apenas acreditar no que a mídia nos passa.
    Mas a Africa precisa sim ser ajudada, pois mesmo tendo as suas belezas ela tem muito mais problemas como a questão do racismo e da pobreza que predomina nesse continente.

    Guilherme Pereira Belini Santos 8ªC

    ResponderExcluir