sexta-feira, 25 de outubro de 2013

Projeto Talentafro

      Desenvolvido por professores e alunos da Escola Estadual Francisco Cristiano Lima de Freitas localizada em São Bernardo do Campo - SP, o projeto “Talentafro”, tem por objetivo trabalhar a discriminação racial o respeito e o reconhecimento da Cultura Africana como parte da formação do povo brasileiro.

            O projeto é baseado nos estudos sobre a Cultura Africana, a história da escravidão no Brasil e no mundo e da leitura do livro “Rosa Parks - não à discriminação racial” - autoria de Nimrod.

Em toda a história sempre houve pessoas dispostas a lutar contra a discriminação racial e que não se acovardaram diante das ameaças e opressões daqueles que trataram a vida humana de forma leviana, por conta de sua raça e cor.

     “Eu tenho um sonho”, assim Martin Luther King definiu sua luta contra o racismo.

Ela disse “NÃO”, assim Rosa Parks definiu sua luta contra o racismo.

“Navio Negreiro”, assim Castro Alves definiu a luta contra o racismo.

Todos de alguma forma disseram “NÃO!”

            É preciso dizer “NÃO” a toda a forma de preconceito, seguindo as palavras do Professor Acácio S. Almeida Santos – “...nosso desejo de ver ultrapassada a última fronteira do ódio: o racismo”.


             dizer NÃO, faz toda a diferença.

7 comentários:

  1. Já passou da hora de dizermos não a toda injustiça do mundo! Muitas pessoas ainda não tem dimensão de quanta discriminação ainda existe seja no âmbito racial, social ou sexual. É por isso que precisamos dizer não e fazer a diferença!
    Times has passed for saying NO to all the world injustice! Many people still don't know about racial, social and sexual prejudice very well and for this reason we have to say NO for making the difference!

    ResponderExcluir
  2. A injustiça entre cores ainda é muito grande, mas, o simples ato de Rosa Parks fez toda a diferença , ela negou-se a dar o banco a alguém branco , mesmo sendo presa depois , continuou lutando e recebeu o apoio de Martin Luther King . King , líder dos direitos civis , liderou marchas pela liberdade,foi preso por suas crenças, falou ao coração das pessoas, e inspirou milhões de pessoas.

    OBS : A cultura de Negros e Brancos é diferente ? é , mas isso não torna dele uma pessoa má nem um monstro , Brancos devem respeitar Negros tanto como Negros devem respeitar Brancos , direitos iguais para todos .

    João Victor Lopes de Souza 8C N 16

    ResponderExcluir
  3. O racismo é o preconceito com a cor de pele, é algo inexplicável e sem sentido...através desse projeto maravilhoso podemos saber um pouquinho mais sobre tudo isso...sobre o sofrimento dos afrodescendentes.
    Rosa Parks lutou com força e garra pra vencer seus objetivos e combater as injustiças no mundo...pelo simples ato de não ter dado seu lugar no ônibus para um branco ela já provou que é uma grande mulher e muito corajosa! mesmo tendo sido presa ela não desistiu e continuou lutando.
    O Brasil é um local no qual há muitas misturas, há de tudo, inclusive africanos, a África esta aqui por toda parte, a maioria são pessoas negras na quais sofrem preconceitos e injustiças. A falta de oportunidades para pessoas negras é muito grande e isso tem que mudar.
    Eu espero que esse projeto consiga mobilizar muitas pessoas fazendo com que essas injustiças venham a acabar!
    Andressa ,8ºD, nº02

    ResponderExcluir
  4. O racismo não é um assunto simples de se lidar, pois mesmo com tantos anos de luta contra o preconceito racial não são todos que aceitam as diferenças, coisa que pode se considerar vergonhosa em plenos ' tempos modernos', onde a tecnologias avançadas mais mentes nem tanto.
    Hoje 50% ou mais do Brasil é negra, você pode não ter a fisionomia, traços, pele etc, mas provavelmente seus antepassados foram escravos com muito orgulho e suor.
    E com muito amor que o Dr Acácio defende a causa por um mundo mais tolerante e sem preconceito, mesmo sabendo que é obrigação de cada um respeitar e aceitar o ser humano da maneira que ele é, um pouco de sensibilidade e noção mudaria o mundo e a vida de todos que um dia sofreu ou ainda sofre.
    Enfim estou muito feliz com a iniciativa da minha escola a respeito de um assunto tão presente no dia-dia já que todos temos os mesmos direitos, Dr Acácio seja bem vindo ao nosso projeto e a nossa humilde e brilhante escola.
    Alice D. P. Modolo 8E

    ResponderExcluir
  5. Julgar a pessoa pela cor é totalmente estupido, pois todos nós somos iguais,apenas muda a cor, mas quando chegar a hora iremos para o mesmo lugar.Gostei do vídeo do Dr.Acácio foi bem legal , pois ele diz que não devemos olhar para a África e sentir dó.
    Preconceito não é apenas contra os negros, mas os que mais sofrem são eles, parece que a sociedade parou no tempo da escravidão , e esqueceu que somos iguais, ninguém manda em ninguém , cada um somos nossos próprios donos. Barack Obama mostra que não preciso ser de uma raça só para chegarem um alto status.Para protestar nos unimos em uma só voz , mas depois esquecemos de tudo, e voltamos com o nosso pensamento imaturo.
    Dr. Acácio seja bem- vindo a nossa escola , e queremos aprender com o Senhor um pouco mais sobre esse assunto tão delicado.
    Murillo Q.Marques 8°E

    ResponderExcluir
  6. O racismo , principalmente com a raça negra é infelizmente algo do dia dia da população,Hoje existem algumas leis que defende cada raça , dependentemente de brancos julgarem negros , negros contra brancos entre outros.
    No vídeo do Dr. Acácio ele defende a raça negra , e conta sobre a África , hoje quando pensamos em África , diretamente já pensamos em fome,pobreza,raça negra e sérios problemas,pensamos isso porque crescemos ouvindo esses problemas sobre , vemos no mídia.Até mesmo sem conhecer julgamos...
    A principal ideia dos projetos , como o Talentafro iniciado pela escola e mostrar que a raça negra não é diferente da branca , parda etc,é como qualquer outra , temos que perceber que dependente de qualquer raça , somos todos iguais , principalmente em nosso pais que é uma mistura de raças e que ainda lutam contra o racismo e o preconceito.
    Matheus Sousa 8 ° C

    ResponderExcluir
  7. Ainda nos dias de hoje estamos nessa luta contra o racismo, que humilha, desqualifica, esnoba e critica o negro. Através do projeto e do video do Dr. Acácio podemos ver que a Africa ainda é vista somente como um país incapaz, devido a fome, a pobreza e as péssimas condições. E quando citada, ocultam as belezas do País. Ainda há muito oque se discutir e o Talentafro nos da essa oportunidade de mudar nossos pensamentos e atitudes, de formar uma opinião certa sobre as diferentes raças maravilhosas e temos. Não podemos mudar um pensamento já formado, mas podemos mudar os nossos. Essa é a hora de mudar um passado de humilhação e trazer um futuro de aceitação das diferenças.
    Lembrando sempre que o Racismo é burrice, somos um país multirracial, temos traços de varias raças, todos somos descendentes. Vamos lutar contra o preconceito, vamos defender a nossa raça .
    Sabrina Gomes 8ª D

    ResponderExcluir